CONSULTORIA PARA NEGÓCIOS DE MOTOPEÇAS

 

A Methodus Consultoria oferece ao mercado de Motopeças  (fábricas, distribuidores, importadoras e lojistas)  o conhecimento e experiência de profissionais com atuação em mais de 20 anos na área de Gestão de Empresas desse segmento.

 

Com atuação em negócios de pequeno, médio e grande porte, entendemos o mercado nacional, suas principais dificuldades e oportunidades, tendo como principais objetivos:

 

  • Aumentar as vendas
  • Melhorar resultados
  • Ampliar margens de rentabilidade
  • Implementar modelos de gestão com base em indicadores e metas
  • Sistematizar processos
  • Otimizar o uso dos recursos
     

 

 

A opção por trabalhar com atuação específica em empresas do mercado de motopeças, foi decorrente da observação de problemas e necessidades comuns aos empresários do setor.

 

O crescimento da frota de motos nas últimas 2 décadas criou uma demanda crescente de produtos e serviços, tornando o mercado muito atrativo para investidores e novos negócios, principalmente de pequeno porte.

 

Com uma curva de crescimento bem acima dos padrões de outros nichos, a evolução das empresas foi rápida demais e os processos de gestão não acompanharam a grande maioria delas.

 

Com esse novo oásis de oportunidades, surgiram cada vez mais concorrentes. As empresas cresceram em faturamento, pessoas, estrutura e necessidades de investimentos. As margens diminuíram e aumentaram as necessidades de controles e exigências fiscais.

 

Aumentaram os faturamentos, porém os empresários têm um sentimento comum de que trabalham muito mais e ganham muito menos.

 

É nesse cenário de insegurança e, muitas vezes, de perda de controle, que encontramos nossa Missão de contribuir com o crescimento sustentável do setor de motopeças, orientando empresas e profissionais.

 

Nossa metodologia de trabalho pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, mas nossa visão é ver a transformação de empresas de motopeças em modelos de gestão e rentabilidade, levando prosperidade e segurança para colaboradores, profissionais e empresários.

 

Nossa premissa número 1 no relacionamento com nossos clientes é o respeito à cultura e a história de sucesso que trouxe cada empresário ao patamar que ele se encontra. Buscar mudanças requer coragem e determinação e alinhados com o desejo de melhorar a empresa que conduzimos nosso trabalho.

 

A seguir apresentaremos as principais ferramentas do SISTEMA CRESCER que aplicamos no processo de Consultoria.​​​​​​​
 

 

METODOLOGIA DE TRABALHO: SISTEMA CRESCER

 

No decorrer de anos de experiência com consultorias e estudos de casos de negócios de motopeças, desenvolvemos uma metodologia de trabalho que nos permite obter resultados rápidos e sustentáveis.

 

Nosso Sistema CRESCER foi consolidado pelo conhecimento, experiências práticas e cases de sucesso ao longo de nossa trajetória.

 

Sua modelagem está baseada em 5 áreas de atuação:

 

Sistema CRESCER Methodus Consultoria

1. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

 

  • Diagnóstico comercial e financeiro: 
  •  
  • - Avaliação da estrutura da empresa
  •  
  • - Análise de rentabilidade
      •  
      • Receitas x despesas (DRE)

 

Análise geral de ativos:

      •  
      • Estoque.
      • Recebíveis.
      • Patrimônio.
      • Investimentos.

 

- Avaliação de giro de estoque (qualificação ABC de produtos e níveis de estoques / custos gerais de estoques)

 

- Análise do fluxo de caixa:

  • Levantamento de despesas fixas e variáveis
  • Levantamento de despesas financeiras
  • Contas a pagar x recebimentos – equilíbrio dos prazos médios.
  • Inadimplência de clientes

    Como conclusão dessa fase teremos uma visão completa da situação atual da empresa, permitindo identificar o resultado operacional (EBITDA), ponto de equilíbrio do negócio e implementar simuladores de cenários de curto e médio prazo.

 

 

 

2. PLANEJAMENTO

 

Após a análise dos dados na fase de diagnóstico, apresentaremos indicadores e recomendações para recuperação da empresa, se for o caso de conclusões no sentido de riscos para o negócio, bem como estratégias para potencializar ganhos e rentabilidade.

 

Através de estudos de cenários e simulações de resultados, buscaremos em conjunto com a Diretoria da empresa soluções sustentáveis para o negócio, definindo ações de curto, médio e longo prazos, com atuação nas áreas financeira, comercial, logística, vendas e suprimentos (Gestão de compras).

 

Está contida também nessa etapa a assessoria na prospecção de recursos para capital de giro e a renegociação com fornecedores.

 

 

3. IMPLEMENTAÇÃO SISTÊMICA

 

Uma avaliação geral dos processos em todas as áreas da empresa deverá integrar os setores para buscar os objetivos desejados, ajustando custos.

 

Além disso, um estudo do atual sistema ERP frente a novas necessidades de controle, deverá resultar em melhorias na automação de processos e indicadores que permitam acelerar a tomada de decisões.

 

A automação da empresa e a criação de indicadores de performance são fundamentais para uma visão geral e estratégica de gestores e sócios, fortalecendo o sentimento de ter nas mãos o comando e o controle da empresa.

 

 

 

4. GESTÃO

 

A) ORÇAMENTÁRIA

 

B) OPERACIONAL

 

C) DE VENDAS

 

 

  1. A) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
  2.  

Falar em administrar bem as contas da empresa, parece uma condição óbvia para qualquer empresário, porém, nossa experiência em consultorias, tem nos mostrado que essa área é bastante negligenciada nas pequenas e médias empresas, principalmente por se tratar de empresas familiares em sua maioria.

 

Uma Gestão orçamentária eficiente, exige o controle das seguintes informações:
 

  • Apuração das despesas fixas e variáveis, com uma boa estrutura de plano de contas;
     
  • Acompanhamento do faturamento por produto ou serviço, e de preferência por canal de vendas;
     
  • Apontamento correto dos custos das mercadorias ou dos recursos para realização de serviços (se for o caso);
     
  • Registrar as despesas financeiras, taxas bancárias, custo de operações com cartões de crédito, juros e empréstimos;
     
  • Acompanhar o valor e a variação dos estoques;
     
  • Registrar todas as retiradas de pro labore para os sócios ou pagamento de despesas pessoais.
     

O uso de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) torna-se essencial na medida em que a empresa movimenta muitos itens e existem sistemas com custos viáveis para qualquer tipo de operação.

 

Esses recursos devem ficar disponíveis com relatórios e dashboards como ferramentas de decisão dos gestores e sócios.

 

 

  1.  

B) GESTÃO OPERACIONAL

 

Saber o que ocorre no dia a dia da empresa irá evitar surpresas sobre o resultado e sustentabilidade do negócio.

 

Alguns processos são fundamentais para garantir lucratividade e crescimento:

 

  • Calcular a precificação dos produtos e margens de rentabilidade;
     
  • Acompanhar o faturamento diário;
     
  • Acompanhar o desempenho dos colaboradores;
     
  • Identificar e dar atenção especial aos principais clientes da empresa;
     
  • Gerenciar o fluxo de caixa da empresa;
     
  • Saber os índices de inadimplência.
     

Não significa que os gestores tenham que estar envolvidos nas atividades operacionais, mas implementar indicadores que permitam avaliar as tendências e atuar sempre que necessário para corrigir os desvios mantendo a empresa em direção aos seus objetivos.

 

 

 

  1. C) GESTÃO DE VENDAS E MARKETING
  2.  

Todo empresário precisa entender que só existe uma fórmula para que seu negócio tenha sustentabilidade:

 

RECEITA – DESPESAS = LUCRO

 

Isso é também óbvio, só que muitos esquecem que a empresa é somente um gerador de despesas e que a receita está no mercado e na fidelidade de seus clientes.

 

Observar as tendências, riscos e oportunidades que acontecem em seu segmento de atuação, observando concorrentes e fornecedores é o que diferencia os empreendedores de sucesso.

 

Essa visão estratégica é uma função difícil de delegar e uma característica fundamental que deve ser aprimorada pelo empresário para garantir uma gestão de sucesso.

 

Implementar estratégias de marketing e fazer o acompanhamento de vendas por região, por vendedor, por cliente, estabelecendo metas e participação de mercado é o caminho para crescer e remunerar a estrutura de colaboradores e sócios.

 

 

 

 

5. LIDERANÇA

 

Modernizar os processos de gestão da empresa, criando controles e procedimentos, não garantem sustentabilidade e sucesso se não tivermos pessoas envolvidas perfeitamente alinhadas com o projeto.

 

Construir uma visão de futuro e conquistar a equipe para que possa fazer parte desse sonho é o grande desafio dos líderes da empresa.

 

Por isso, nosso processo tem uma atenção especial com os colaboradores em cada fase da Consultoria, garantindo que na implantação de mudanças eles entendam a necessidade e os objetivos.

 

A aplicação de ferramentas de análise de perfil, nos permitem o conhecimento do potencial de cada indivíduo, suas habilidades, crenças e valores, compatibilizando cargos, responsabilidades e pessoas, entendendo o que motiva cada profissional para melhoria de performance.

 

Além disso, trabalhar uma mudança de mentalidade nos líderes, gestores e sócios da empresa, desenvolvendo valores como autorresponsabilidade, foco, assertividade, respeito e empatia pela equipe: características essenciais do líder que está em busca de uma administração moderna e eficiente.

 

 

           

 

A Metodologia CRESCER está acessível para empresas de qualquer porte, e para cada um dos módulos do processo, temos ferramentas que nos garantem a obtenção de resultados e mudanças sustentáveis.

 

Com a implantação de indicadores de performance e gestão baseada em processos, os resultados são acompanhados passo a passo evitando desvios e garantindo o sucesso para atingir Metas e objetivos.

 

 

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